sexta-feira, 3 de julho de 2009

LEASING. O QUE É?

Leasing

Origem: Wikipédia, a Enciclopédia livre.

Locação financeira (português europeu) ou arrendamento mercantil (português brasileiro) (em inglês: leasing) é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

O cliente deste tipo de crédito, é, tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, também, contratado por pessoa física.

Existem 3 formas de Leasing:

  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Leasing back.

O Leasing Operacional a arrendadora é que arca com os custos de manutenção dos equipamentos, arrendataria pode desfazer o contrato bastando apenas esperar o periodo minimo de 90 dias do início do contrato como determina o Banco Central e aviso prévio a empresa ou pessoa física contratante.

O Leasing Financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.

O Leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos.

Tratamento Tributário: Lei nº 6.099/1974

2 comentários:

  1. LEASING, COMENTADO PELA ECONOMISTA HESSIA COSTILLA, DA PROTESTE - PARTE I: Concessionárias e vendedoras de carros costumam apresentar o Leasing como uma forma de financiamento. Tem semelhanças, mas o Leasing é uma operação com características próprias e o consumidor deve atentar-se antes de fechar o negócio.
    O Leasing, também denominado Arrendamento Mercantil, é uma operação em que a financeira cede ao cliente o uso do automóvel por um prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. A operação assemelha-se a um financiamento pago por determinado número de prestações (aluguéis), colocando o próprio veículo comprado como garantia de pagamento. Ao final do contrato de arrendamento, o arrendatário pode comprar o bem por valor previamente contratado, renovar o contrato por um novo prazo ou devolver o bem ao arrendador.

    ResponderExcluir
  2. LEASING, COMENTADO POR HESSIA COSTILLA, ECONOMISTA DA PROTESTE - PARTE II:
    “O Leasing original é, na verdade, o aluguel de um veículo com opção de compra. A decisão de comprar ou não pode ser tomada no início, durante ou no final do contrato. O que atrai no Leasing é que, com a ausência do IOF, a taxa de juros é um pouco menor que a do Crédito Direto ao Consumidor (CDC)”, esclarece Hessia Costilla.
    Além disso, hoje é comum que as concessionárias ofereçam um Leasing onde o valor da opção de compra final é parcelado e acrescentado às prestações do arrendamento, ou seja, não é preciso esperar o final do contrato para pagar o valor de compra. Com isso, o Leasing pode apresentar semelhanças ao CDC, mas é preciso atentar para as diferenças.
    Quando você opta pela compra, a Instituição não dá a opção de você mudar de idéia e não adquirir o carro. Além disso, no Leasing só é possível liquidar as parcelas a partir do 24º mês, enquanto no CDC você pode quitar o valor a qualquer momento; é importante lembrar que no Leasing, você não é proprietário real do carro, ao contrário do CDC, onde o veículo fica no seu nome mesmo durante o financiamento. “É por isto que não é possível vender um carro adquirido por leasing antes de quitar todo o valor dele. Além disso, em caso de não pagamento de parcelas, a retomada do veículo é mais rápida. Já no CDC, o carro fica alienado, mas é seu”, completa Hessia. “Se você for numa concessionária vão falar que o leasing é melhor. E realmente é mais barato. Mas não é muito seguro. É importante que o consumidor não leve em consideração apenas o porcentual de juros, mas a segurança da compra”, finaliza.

    ResponderExcluir

AQUI SE DISCUTE O MERCADO DE VEÍCULOS, NOVOS E USADOS, ACERCA DOS JUROS APLICADOS, DOS FINANCIAMENTOS E REFINANCIAMENTOS, DOS LEASINGS; DAS MEDIDAS LEGAIS PARA NÃO PERDER O BEM EM CASO DE ATRASOS DE PARCELAS, E JUDICIALMENTE, SE PROBLEMAS FINANCEIROS, TEMPORÁRIOS, OCORREREM.