sexta-feira, 3 de julho de 2009

SISTEMA PRICE. O QUE É?

No sistema Price, as parcelas são calculadas de maneira que o valor delas é sempre o mesmo. Tem esse nome porque foi Richard Price quem criou uma fórmula matemática para determinar o valor das parcelas de modo que fossem constantes. Muitos reprovam esse sistema, pois não há dúvida de que um sistema de pagamentos em que o valor da parcela é sempre o mesmo é muito útil, pois há muitas vantagens nisso. Porém, essas vantagens tem um "preço": a dívida demora muito para começar a diminuir, significativamente.Para entender porque isso acontece, é preciso perceber que a amortização é crescente, conforme explicação a seguir:

À medida que o tempo passa, a dívida vai sendo amortizada (reduzida) e o valor que deve ser pago referente a juros sobre o saldo devedor consequentemente diminui. Uma vez que o valor da parcela é sempre o mesmo, se a parte de juros diminui, então a parte de amortização aumenta. Essa é uma das propriedades deste sistema: a amortização crescente.

Uma vez que a amortização é crescente, no início ela é muito pequena. Por isso o saldo devedor demora para diminuir significativamente. Note, porém, que a dívida é reduzida sim, mês a mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AQUI SE DISCUTE O MERCADO DE VEÍCULOS, NOVOS E USADOS, ACERCA DOS JUROS APLICADOS, DOS FINANCIAMENTOS E REFINANCIAMENTOS, DOS LEASINGS; DAS MEDIDAS LEGAIS PARA NÃO PERDER O BEM EM CASO DE ATRASOS DE PARCELAS, E JUDICIALMENTE, SE PROBLEMAS FINANCEIROS, TEMPORÁRIOS, OCORREREM.