quinta-feira, 2 de julho de 2009

REPASSAR O FINANCIAMENTO PARA OUTRA PESSOA, É UMA SAÍDA?

Sim, desde que tenha o aval da Financeira. Sendo autorizado pela Financeira será cobrada uma importância para a transferência da titularidade, em torno de R$500,00 (Quinhentos Reais), digamos! O valor pode oscilar em torno disso, haja vista diferentes critérios das distintas Instituições Bancárias. Por outro lado, há quem faça transferência por Instrumento próprio (particular), tão somente transferindo por documento elaborado "em casa", com a cautela única do reconhecimento de firma, por meio de Serventia Notarial (Cartório). Isso é válido? Eu diria que "sim", porém "não", e vou explicar; - basta lembrar-se da avalanche de 'Contratos de Gaveta' dos imóveis da CEF, que nos anos 90, assolaram o país! Todos estavam legalmente contratados, por meio ilegal, mas não injusto. Nem tudo que é ilegal é injusto. Seria justo retirar do imóvel, quem por ele pagou, tão somente pelo meio inadequado, que o fez "proprietário"? É por aí! Penso, que se deseja repassar o financiamento do veículo é por razões de dificuldades financeiras, mas se o novo adquirente começar a dizer que está "duro" para pagar a taxa de transferência, pense se ele não ficará "duro", igualmente, para pagar o carnê até o final, (como um todo!) que estará sempre no seu nome. Já vi casos semelhantes, que o financiado estava com o nome "sujo" e quem tinha o carro (a posse!) era outra pessoa. E como foi difícil "limpar" o nome e retirar o carro das mãos do caloteiro. Dê um passo cauteloso para não agravar o seu problema! Caso necessite de mais informações, e eu possa vir a ser útil, entre em contacto comigo, pois estarei a disposição para melhor instruí-lo, no que fazer e o perfil dos profissionais a serem procurados: 21 33510191; leonardoamorim@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Oi leonardo gostei de suas informacoes, tenho uma pergunta:
    Dei de entrada 1/3 do valor de um caminhao e o financiei em nome do pai. Minha pergunta e se posso passar o financiamento para o meu nome? e quanto mais ou menos isto custaria?
    Obriga

    Ke

    ResponderExcluir
  2. De: Anônimo
    Para: leonardoamorim@yahoo.com.br
    Enviadas: Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010 19:06:32

    "REPASSAR O FINANCIAMENTO PARA OUTRA PESSOA, É UMA ...":

    Ola Boa Noite...

    Gostaria de saber se voce poderia me ajudar,
    ou pelo menos me mostrar um caminho...
    Minha mãe comprou um carro, deu dez mil reais de entrada
    e estava pagando o restante. Então, por uma série de motivos
    ela resolveu vender o carro. Ela queria que a pessoa que comprou
    o carro, desse os dez mil que ela já havia pago e continuasse pagando
    o resto. Porém, um parente nosso acabou ficando com o carro e até
    hoje não deu o valor. Não têm nenhum documento comprovando
    que ela pagou o valor somente o comprovante do banco. Queria saber quais meios
    podemos utilizar para que ele pague, ou entao devolva o dinheiro. Obs: O carro está
    no nome da minha mãe, e termina em fevereiro o pagamento do carro.

    Espero que você possa me ajudar!!!!


    Resposta:

    O comprovante do banco, de posse da sua mãe, já induz a aquisição por parte dela. Repasse de financiamento sem o aval da Financeira, perante a Instituição, não tem valor! Mas em direito tudo é discutível, a exemplo de quem adquire um imóvel à título de cessão de direitos: de forma expressa pode não ser do adquirente, mas na prática, sim, de acordo com a cota transferida! Comprar um imóvel por meio de Contrato de gaveta, por exemplo, é errado? Sim, porém nem tudo feito de forma diferente àquela legal é irreversível, e vice-versa! É por aí! Caso tenha testemunhas, alem do comprovante bancário, cabe uma Ação contra o seu parente. Não falo tão somente de Ação Cível, mas vislumbro a penal: Apropriação Indébita está capitulado no Código Penal. Casos semelhantes muitas vezes somente se resolvem a partir do momento que o perigo de providências junto à Autoridade Policial, são tomadas! A maior dificuldade é encontrar testemunhas: as pessoas gostam muito de serem convidadas para festinhas, mas na hora de testemunharem a favor de quem chamam de amigo, escusam-se da ajuda!

    ResponderExcluir

AQUI SE DISCUTE O MERCADO DE VEÍCULOS, NOVOS E USADOS, ACERCA DOS JUROS APLICADOS, DOS FINANCIAMENTOS E REFINANCIAMENTOS, DOS LEASINGS; DAS MEDIDAS LEGAIS PARA NÃO PERDER O BEM EM CASO DE ATRASOS DE PARCELAS, E JUDICIALMENTE, SE PROBLEMAS FINANCEIROS, TEMPORÁRIOS, OCORREREM.